Língua Branca: O Que Pode Ser, Causas e Tratamentos

01 de Agosto de 2017

Língua Branca: O Que Pode Ser, Causas e Tratamentos

A Língua Branca, conhecida por Saburra ou Biofilme Lingual é a principal causa do Mau hálito e é uma placa bacteriana que se forma na parte posterior (fundo) da língua. Mas afinal, porque a língua fica branca?

Se você já viu sua língua branca e ficou se perguntando o que pode ser que causou o problema, seguem informações sobre as principais causas de sua formação e também sobre como tratar a língua branca.Língua Branca

As principais causas da formação da língua branca são a diminuição da produção salivar e o aumento da descamação excessiva de células epiteliais da mucosa bucal, que são minúsculos pedacinhos de pele que se desprendem da parte interna dos lábios e bochechas.

Esses minúsculos pedacinhos de pele, que em última instância são “carne crua”, se depositarão na língua e servirão de alimento às bactérias que causam o mau hálito, que se alimentam de proteína. Nesse processo de degradação dessas pelezinhas há a liberação de mau odor. Afinal, a “carne crua” quando estraga libera um mau cheiro, não é mesmo?

Esse aumento na descamação de células pode ser causado por inúmeros fatores, desde a própria diminuição na produção de saliva, a respiração bucal e o ronco, o uso de produtos de higiene bucal contendo álcool ou lauril sulfato de sódio, o hábito de mordiscar os lábios, bochechas ou dedos, a deficiência de vitaminas A e D, até o uso de alguns tipos de aparelhos ortodônticos fixos e uso de drogas como a maconha.

A baixa produção salivar também causa e agrava o problema por diminuir a autolimpeza, hidratação e lubrificação que a saliva naturalmente promove na cavidade bucal e também devido ao aumento da concentração de mucina na saliva, deixando-a mais grossa (viscosa). A mucina, que por ser uma proteína também pode servir de alimento às bactérias, facilita a aderência das pelezinhas descamadas, bactérias e restos alimentares à língua, agravando o processo de formação da língua branca.

O tratamento da língua branca deve ser realizado em duas etapas, a primeira com a limpeza diária da língua, com técnicas e produtos que promovam os melhores resultados possíveis, e a segunda, com objetivo de diminuir as causas de sua formação. Para isso, um profissional qualificado no tratamento da halitose deve ser consultado.

Finalizando, a língua branca pode causar um gosto amargo devido à predominância de células especializadas em sentir o gosto amargo no fundo da língua, que é o local onde a língua branca mais se forma. A limpeza detalhada da língua nessa região costuma melhorar muito a queixa de boca amarga ocasionada por esse motivo. E a língua branca em crianças ou bebês, pode indicar a presença da respiração bucal, que é a sua principal causa nesses casos, e que merece ser investigada e tratada.  

Compartilhe

Comentários

Deixe seu comentário abaixo.