Limpeza da língua

Nesta página, inicialmente você aprenderá quais as vantagens e desvantagens de cada técnica de limpeza da língua e de cada tipo de instrumento utilizado para a limpeza lingual.

Na sequência, você conhecerá as inúmeras vantagens da Técnica DC de limpeza da língua, desenvolvida pelo Dr. Maurício Duarte da Conceição e que utiliza os Produtos Halitus Limpador de língua com cerdas Spray para limpeza da língua.

Esta técnica foi apresentada no Congresso Mundial de Halitose (Breath 2009), em Dortmund, Alemanha, e você poderá visualizar o vídeo da Técnica DC no final desta página.

O QUE UTILIZAR PARA A LIMPEZA DA LÍNGUA?

A) Escova de dentes comum
B) Raspador de língua
C) Escova de dentes com limpador de língua
D) Limpador de língua com escova e aresta raspadora

A) Limpeza da língua com a escova de dentes comum:

Mallampati modificada


- seu formato não é adequado à anatomia lingual;

- é adequada para soltar a saburra lingual; entretanto não é eficiente para removê-la;

- a espessura de sua ponta ativa é no mínimo 15 milímetros, provocando ânsia, especialmente nos casos de classificação de Mallampati modificada III e IV;

Isso torna difícil o procedimento de limpeza na parte posterior da língua.

 

B) Raspadores de língua:

Raspadores de lingua

- eficientes para remover a saburra lingual nos casos de formação de saburra lingual leve.

Limitações:

1-) em formações moderadas de saburra, uma maior pressão terá de ser aplicada para uma limpeza efetiva;

O Risco neste caso é: ferir a língua, provocar ardência lingual, ânsia e até uma possível alteração de paladar.

2-) nos casos de formação de saburra lingual severa:

Nestes casos, os raspadores linguais deixam a desejar, fazendo uma limpeza parcial, não resolvendo satisfatoriamente o problema de alteração no odor do hálito, pela dificuldade de “soltar” ou desprender a saburra lingual.

C) Escova de dentes com limpador de língua:

Escova de dente

Limitações similares à escova de dentes comum:

- seu formato não é adequado à anatomia lingual;

- a espessura de sua ponta ativa é no mínimo 18 milímetros, provocando ânsia, especialmente nos casos de classificação de Mallampati modificada III e IV (vide a classificação na 1a foto acima);

- suas arestas raspadoras não são eficientes, possibilitando acumular apenas uma pequena porção de saburra lingual, limitando sua remoção.

D) Limpador de língua com escova e aresta raspadora:

Alguns modelos no mercado nacional tem limitações:-

As cerdas e aresta raspadora estão no mesmo lado da ponta ativa, em sequência uma a outra, dificultando o acesso das cerdas na parte posterior da língua.

Além disso, estes mesmos modelos inadequados têm um número insuficiente de tufos de cerdas (somente 13).

Limpador de lingua

Entretanto, o Limpador de língua com cerdas Halitus ao lado, é totalmente adequado para atender aos diferentes graus de formação de saburra lingual, desde saburra lingual grau 1 até saburra lingual grau 5.

A geometria da ponta ativa do Limpador de língua Halitus, tanto na largura como na altura, é adequada à anatomia lingual e pode ser utilizado para os casos de classificação de Mallampati modificada III e IV mencionados acima, diminuindo muito a ânsia ao limpar a língua e os riscos de ferimentos.

As cerdas do limpador de língua Halitus (29 tufos de cerdas) vão soltar toda a saburra lingual, chegando até o fundo da língua sem nenhum obstáculo, e então, a aresta raspadora irá remover a saburra solta facilmente.

Como a limpeza da língua fica ainda mais profunda e detalhada:

Spray para limpeza da língua

Quando o Limpador de língua Halitus é usado em associação ao Spray para limpeza da língua Halitus, sua eficiência é muito maior ainda, conforme demonstrado no estudo de “Marocchio LS, Conceição MD, Tárzia O; Remoção da Saburra Lingual: Comparação da Eficiência de 03 TécnicasRev Gau Odontol 2009; 57(4): 443-8.Rev Gau Odontol 2009; 57(4): 443-8." 

Detalhes do estudo:

Embora  no dia em que foi feita a limpeza da língua dos voluntários do estudo acima, com os produtos Halitus, estes tivessem menos saburra lingual para ser removida, os produtos Halitus removeram 140% mais saburra lingual do que a escova de dentes comum e 37,5% mais saburra que o raspador de língua, comprovando ser muito mais eficiente na remoção da saburra lingual.

Conforme relata a conclusão do estudo, isso se deu provavelmente pelos materiais utilizados, que potencializam a ação de limpeza e pela limpeza da língua com os produtos ter sido realizada dentro de uma técnica específica de limpeza da língua.

No estudo acima, os resultados dos Produtos Halitus foram muito superiores na remoção da saburra lingual quando comparados com as técnicas convencionais porque o Spray para limpeza da língua Halitus permite com que a limpeza da língua alcance a saburra lingual alojada nos espaços microscópicos entre as papilas linguais (pelezinhas da língua), proporcionando uma limpeza muito mais detalhada e aprofundada

Assista ao final desta página, o vídeo com a técnica de limpeza da língua com os Produtos Halitus.

Aspectos importantes aos limpadores de língua:

1- Espessura da ponta ativa

Limpador de língua Halitus X Escovas de dentes com limpador de língua

Espessura escova de dente

2- Largura da ponta ativa e adaptação em meio às papilas valadas (pequenas “verrugas” localizadas no fundo da língua, visível na maioria dos casos):

Largura limpador de lingua

Importante: Na limpeza da língua, podemos escovar delicadamente sobre as papilas valadas.
Entretanto, deve-se ter cuidado ao raspar a língua para não ferí-las. O limite quando raspá-la deve ser até encostar nas papilas.

Como limpar a lingua

Resumindo: quanto menor a espessura e menos alargada a geometria da ponta ativa do instrumento para limpar a língua, mais efetiva e confortável será a limpeza, sem riscos de ferir a língua e provocando um mínimo de ânsia.

O texto acima faz parte do capítulo "Conceicão MD, Marocchio LS, “Tratamento da Halitose para o Clínico Geral" do Livro Multidisciplinaridade na Saúde Bucal; 2010 – 4a edição - ISBN 978-85-61660-03-1.

TÉCNICA DE LIMPEZA DA LÍNGUA

Foi desenvolvida uma técnica específica para limpeza da língua, denominada Técnica DC ("Duarte da Conceição"). Ela é uma técnica delicada, que não fere a língua e que comprovadamente remove muito mais saburra lingual que a escova de dentes ou raspador de língua

A Técnica DC é realizada com os Produtos Halitus mencionados acima (Limpador de língua com cerdas e Spray para limpeza da língua, que podem ser encontrados em www.halitofresco.com.br/halitose/limpeza-da-lingua).  

Esta técnica, desenvolvida pelo Dr. Maurício Duarte da Conceição, Dentista pós graduado no tratamento do mau hálito, com mais de 4.000 tratamentos (www.clinicahalitus.com.br), foi apresentada no Congresso Mundial de Halitose (Breath 2009), em Dortmund, Alemanha.

Saiba mais sobre esta técnica e sobre a pesquisa comparativa entre a limpeza da língua com os produtos Halitus, e a limpeza realizada com a escova de dentes e com o raspador de língua, acessando www.halitofresco.com.br/pesquisas.

Conheça esta técnica, clicando no vídeo abaixo:

Observação: Caso tenha uma conexão de internet lenta, deixe o vídeo ser carregado e exibido inteiramente até o final, mesmo que lentamente, para que em seguida, ao ser novamente exibido, a exibição ocorra sem interrupções.


O texto desta página é de autoria do Dr. Maurício Duarte da Conceição; caso exista interesse em sua reprodução, entre em contato ou coloque como fonte do texto reproduzido uma referência ou link ao site www.saburralingual.com.br.

Compartilhe

Fale Conosco